Dicas de Saúde: Hábitos prejudiciais para o coração

Existem alguns maus hábitos que podem acabar nos prejudicando mais do que imaginamos. Pequenas atitudes como usar o carro para ir a todos os lugares ou deixar o saleiro na mesa para que seja possível colocar mais sal na comida são medidas que podem, com o tempo, comprometer a saúde de nosso coração. Fique atento a essas dicas e adquira novos hábitos para ter um coração saudável e uma vida mais tranquila.

Dicas de Saúde: 10 motivos para tratar o colesterol elevado

Quando você deixa o saleiro na mesa, acaba acrescentando o sal em toda a sua comida. O consumo excessivo do sal, ainda que ocorra apenas na juventude, é um fator que pode causar hipertensão. Da mesma forma, o consumo excessivo de alimentos industrializados, que possuem alto teor de sódio, faz com que nosso organismo tenha muito mais sódio do que o recomendado e isso pode causar problemas de saúde mais sérios. Se você começar a diminuir o sal em suas refeições, aos poucos, seu paladar acaba se acostumando e você correrá menos riscos de ter hipertensão.

Sempre que possível, prefira seus alimentos cozidos, assados ou grelhados e remova a gordura antes do preparo. Os alimentos fritos e com gordura acabam aumentando o nível de colesterol ruim, podendo levar a um infarto. Reserve a fritura e a carne com gordura para poucas ocasiões e adote, no seu dia a dia, uma alimentação mais leve. É importante que a gordura da carne seja removida antes do preparo pois algumas propriedades são transmitidas durante esse processo e podem ficar na carne, prejudicando a nossa saúde.

Hospital do Coração dá dicas de como se prevenir das doenças respiratórias que aparecem no inverno

O hábito de adoçar todas as nossas bebidas e consumir muitos alimentos doces também é prejudicial ao nosso coração. O açúcar em excesso pode causar diabetes e levar a obesidade, fator de risco para diversas doenças – especialmente as doenças cardíacas. Lembre que é muito mais fácil ganhar peso do que perder, então a melhor alternativa para não ter esse problema é diminuir gradualmente o nível de açúcar que você usa no seu dia a dia. Logo você se acostuma com os novos sabores e o seu organismo agradece.

Outras condições, que fazem parte da nossa sociedade moderna, podem acabar causando diversos problemas de saúde. Fumar, dormir mal e ter uma vida sedentária são hábitos negativos que prejudicam a nossa saúde e a nossa qualidade de vida. O estresse a que estamos submetidos, seja pelo tipo de trabalho que realizamos, seja pelas cidades cheias com trânsito, filas e outros problemas, é um fator que pode desencadear infartos e ataques cardíacos. Sempre que possível tire um fim de semana para relaxar, sem se preocupar com seu trabalho, com suas contas ou qualquer outro problema. Respire um ar mais puro, durma pelo menos oito horas por dia e pratique algum tipo de exercício, ainda que seja ir buscar o pão a pé pela manhã ou passear com o cachorro de tarde. São pequenos detalhes que podem melhorar muito a saúde do seu coração.

Artigos Relacionados:

 Dicas de Saúde: Hábitos prejudiciais para o coração

Sobre a Revista Novos Hábitos

Revista Novos Hábitos publicou 462 artigos em seu portal.

A Revista Novos Hábitos é uma publicação bimestral voltada para a saúde e o bem-estar. Sua missão é levar informações interessantes e de qualidade ao seu leitor sobre como podemos levar uma vida mais saudável e prazerosa, aproveitando com isso ao máximo tudo o que a vida nos oferece.

Divulgue esse Artigo

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
Nenhum comentário até o momento.

Deixe seu Comentario