Saúde bucal: como escovar os dentes

Existem algumas atividades de nossa vida que estão de tal forma automatizadas que, muitas vezes, não pensamos na sua realização. Uma dessas atividades é a escovação dos dentes. Quando somos crianças nossos pais escovam nossos dentes e, aos poucos, nos ensinam como fazer. Depois escovamos os dentes por conta própria e dificilmente nos perguntamos se nossa maneira de escovar os dentes é a melhor possível. Vamos falar um pouco sobre o processo da escovação dos dentes em todas as suas etapas.

Antes de escovar os dentes é necessário escolher a melhor escova e o melhor creme dental para você. Entre os dentistas é muito comum a recomendação de escovas com cerdas macias, para podermos remover a placa bacteriana e os resíduos de comida dos dentes sem irritar a gengiva, e com uma cabeça pequena, que facilita o alcance de todas as áreas da boca, facilitando a escovação de todos os dentes. Não se esqueça de trocar sua escova, no máximo, a cada três meses ou depois de doenças como a gripe, para evitar uma nova contaminação através de vírus e bactérias que ainda existam nela. O creme dental será escolhido de acordo com suas maiores necessidades e o seu dentista é a melhor pessoa para indicar se você precisa de um creme específico para prevenir cáries, clarear os dentes ou combater a sensibilidade.

A escovação deve ser feita com cuidado e leva, pelo menos, dois minutos para ser realizada adequadamente. Use a escova inclinada em um ângulo de 45 graus e com movimentos circulares, suaves, direcionados da gengiva para a parte de fora dos dentes. Escove cuidadosamente as partes externas dos dentes, voltadas para a bochecha, as partes internas dos dentes, voltadas para a língua, a coroa dos dentes, parte relacionada a mastigação e onde se acumulam muitos restos de comida, as bochechas e a própria língua – onde se acumulam boa parte das bactérias que estão na nossa boca. É muito importante que a escovação seja feita com calma, para não machucar a gengiva e garantir que os restos de alimentos sejam completamente removidos.

Os dentes devem ser escovados ao acordar, antes de dormir, e após as refeições. Isso evita que a comida se acumule e fermente, atraindo bactérias, criando cáries e outros problemas bucais. A escovação frequente também contribui para um hálito mais saudável e dentes mais saudáveis. O uso do fio dental deve ser frequente, mas com muito cuidado para não machucar a gengiva. Já o antisséptico bucal deve ser usado com muita moderação, já que estudos relacionam o seu uso indiscriminado a algumas doenças, inclusive com o câncer de boca e existe a possibilidade de mancharem os dentes. Escolha um que não tenha álcool na sua fórmula e use uma vez por dia ou apenas quando sentir necessidade. Cuidar da saúde de sua boca é fundamental, preste atenção a forma como você escova seus dentes e se sentir necessidade, peça orientação ao seu dentista para poder melhorar.

Artigos Relacionados:

 Saúde bucal: como escovar os dentes

Sobre a Revista Novos Hábitos

Revista Novos Hábitos publicou 368 artigos em seu portal.

A Revista Novos Hábitos é uma publicação bimestral voltada para a saúde e o bem-estar. Sua missão é levar informações interessantes e de qualidade ao seu leitor sobre como podemos levar uma vida mais saudável e prazerosa, aproveitando com isso ao máximo tudo o que a vida nos oferece.

Divulgue esse Artigo

  • Subscribe to our RSS feed
  • Share this post on Delicious
  • StumbleUpon this post
  • Share this post on Digg
  • Tweet about this post
  • Share this post on Mixx
  • Share this post on Technorati
  • Share this post on Facebook
  • Share this post on NewsVine
  • Share this post on Reddit
  • Share this post on Google
  • Share this post on LinkedIn
Nenhum comentário até o momento.

Deixe seu Comentario